quinta-feira, 17 de abril de 2014

Descoberto planeta semelhante a Terra

E nesta quinta-feira tivemos o importante anuncio realizado pela NASA de que foi descoberto um exoplaneta (planeta que se encontra em outro sistema planetário que não seja o Sistema Solar) com características muito semelhantes a da Terra. 
O planeta Kepler-186f, encontra-se na órbita da estrela anã Kepler-186 (menor e mais fria que o nosso Sol) da constelação de Cisne, a cerca de 500 anos-luz de distância da Terra e é o 5º (e aparentemente ultimo) planeta deste sistema planetário. Aparenta ser levemente maior que a Terra, possuindo 1,1 vez o tamanho de nosso planeta. O planeta descoberto leva 130 dias para dar uma volta ao redor de sua estrela. Este não é o primeiro planeta descoberto a possuir características semelhantes a da Terra, mas é o que mais se aproxima.

Diagrama comparando a zona habitável dos dois sistemas planetários. Imagem: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech
A importância da descoberta se deve principalmente ao fato de que as características encontradas no planeta o tornam propicio para a existência de vida, já que o planeta se encontra numa região conhecida como “zona habitável”, que não está nem tão perto e nem tão longe de sua estrela, assim como a Terra, permitindo que o planeta mantenha uma temperatura adequada, permitindo a existência de água liquida em sua superfície. 
Mas os cientistas lembram que o fato do planeta estar em uma “zona habitável” não o torna propriamente um local com vida, mas que a busca por vida fora do planeta deve começar justamente nestes locais mais propícios.

Para saber mais: NASA, O Globo, Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário