sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ataque de vespas na China

Esta semana foi veiculada em diversos meios a notícia de que várias pessoas na China morreram devido ao ataque de vespas. 
A vespa gigante asiática (cujo nome cientifico é Vespa mandarinia) tem aproximadamente 5cm de comprimento e um ferrão de 6 mm com capacidade de injetar um poderoso veneno que possui uma neurotoxina que pode ser letal, levando a insuficiência renal.
Atua como predador de insetos como louva-a-deus e abelhas. Uma única vespa, ao se aproximar de uma colmeia, libera feromônios (substancias químicas que podem atrair outros seres vivos, normalmente da mesma espécie e podem gerar estímulos específicos) para atrair outras vespas, e um pequeno enxame pode destruir completamente uma colmeia em algumas horas, para alimentar sua prole com as larvas das abelhas.
Segundo as autoridades chinesas, os ataques começaram em junho, com mais de 1500 pessoas feridas e mais de 40 óbitos.
Foto: Addicted2Hymenoptera/Flickr / Divulgação
Acredita-se que a elevada atividade do inseto se deve as altas temperaturas na região, além de outras mudanças ecológicas que leva a diminuição dos predadores naturais da vespa, como aranhas e pássaros, além do próprio desenvolvimento urbano que faz com que a vespa ( ou mesmo seus predadores) percam seu habitat natural.
Como medida preventiva, é solicitado que os chineses usem roupas compridas e que as pessoas não tentem eliminar os vespeiros, devendo procurar órgãos responsáveis para isto. Especialistas estão usando inseticidas para matar as vespas encontradas em áreas urbanas e em casos mais graves, bombeiros ateiam fogo nos vespeiros.

Para saber mais: BBC, G1 e Terra.

2 comentários: