terça-feira, 15 de outubro de 2013

E se no lugar da Lua...

O artista Ron Miller, partindo de uma imagem com a Lua sobre o horizonte, teve a fantástica ideia de imaginar o que aconteceria se no lugar de nosso satélite natural, pudéssemos ver outros astros do Sistema Solar. Utilizando a mesma imagem, e respeitando a distância entre a Terra e a Lua (mais ou menos 385.000 quilômetros), o que podemos ver nas imagens é a visão que teríamos caso estes astros estivessem no lugar na Lua, mas ignorando os possíveis efeitos disso na força gravitacional da Terra. Ou seja, imagens meramente ilustrativas, mas nem por isto menos impressionantes. Algumas chegam a ser assustadoras. O resultado podemos ver abaixo:
Lua
Mercúrio
Vênus
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Existe ainda este vídeo que não foi produzido pelo Ron Miller, mas que parte da mesma ideia, com os planetas orbitando a Terra no lugar da Lua:

É possível observar algumas diferenças nas escalas usadas pelos dois trabalhos, mas como os dois não tem intenções cientificas e somente ilustrativas, vale a intenção!

2 comentários:

  1. Se eu já piro com a Lua, imagina com Saturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico até meio assustado com estas imagens. Deve ser assustador olhar para o espaço e ver algo tão gigante e tão perto

      Excluir